ODONTOLOGIA NA ADOLESCÊNCIA

Os adolescentes, por já terem dentição permanente completa, costumam receber tratamento de adulto nos consultórios odontológicos. Isso porque, sob o ponto de vista biológico, sua dentição é muito semelhante à do adulto. Contudo, se formos observar os diferentes comportamentos quanto à ocorrência das doenças e respostas destas, veremos que existem diferenças acentuadas entre a boca jovem e a adulta.

Cada idade acompanha características próprias, tanto biológicas como psicológicas e sociais. O jovem tende a não dar a devida importância às conseqüências de seus hábitos alimentares, que, muitas vezes, facilitam a instalação de doenças crônicas na vida adulta.

Porém, o estilo de vida que se leva hoje indica alguns maus costumes dos adolescentes, como:

• Tendência a pular refeições, especialmente o café da manhã e o almoço;

• Ingestão de doces em excesso, entre as refeições e os lanches;

• Consumo inadequado de fast food;

• Dietas de emagrecimento, muitas vezes sem acompanhamento médico;

• Substituição de água por refrigerantes e sucos artificiais.

Nos adolescentes há grande recorrência de problemas periodontais. Logo, a prevenção das doenças que acometem a gengiva do paciente é o principal foco de atuação. A higienização bucal, associada à dieta, hábitos alimentares, oclusão e microbiota influem diretamente na incidência de doenças bucais e em sua gravidade.

Considerando-se que, nesta fase, os padrões ditados para a estética são muito valorizados, algumas alterações dos dentes podem incomodar o jovem paciente (alterações na forma, estrutura ou cor). Para solucionar problemas dessa natureza, há uma série de tratamentos, tais quais clareamento dental, lentes de contato e técnicas modernas de correção ortodôntica.