ODONTOLOGIA NA GRAVIDEZ

 

É muito importante cuidar de seus dentes e gengivas antes e durante a gravidez. A gravidez causa mudanças hormonais que aumentam os riscos em desenvolver problemas gengivais, as quais podem afetar a saúde e desenvolvimento do seu bebê.

 

Abaixo alguns tópicos que podem ajudar a manter uma boa saúde bucal antes, durante e após da gestação.

ANTES DE VOCÊ ENGRAVIDAR...

Tente fazer uma consulta odontológica antes de engravidar. É recomendado um exame clinico detalhado e radiografias complementares, avaliando desde tecido gengival, dentes, até tecidos moles como a mucosa, língua e amídalas. Qualquer problema bucal poderá ser resolvido antes da gestação e seus dentes poderão ser limpos por um profissional. O periodontista, especialista em gengiva, é o profissional indicado para estas orientações e tratamento.

DURANTE A GRAVIDEZ...

Conte ao seu dentista que você está grávida. Como precaução, tratamentos durante o primeiro trimestre e a segunda metade do terceiro trimestre devem ser feito somente se necessário, exceto em casos de urgências. Este período é de desenvolvimento e crescimento do bebê, e um simples tratamento ou conduta pode influenciar nesta etapa. No entanto, tratamento de canal pode ser realizado no segundo trimestre. Todos os tratamentos selecionados devem ser feitos antes do parto.

Primeiros meses

Conte ao seu dentista sobre os nomes e dosagens dos medicamentos que está tomando, incluindo medicações pré-natais e vitaminas prescritas pelo seu médico, assim como recomendações dadas por ele. Seu dentista pode alterar seu plano de tratamento odontológico frente a isto.

Medicamentos

Evitar radiografias durante a gestação. Se mesmo assim for necessário por uma urgência, seu dentista deverá tomar todos os cuidados para proteger o bebê, como uso de coletes e se possível, aparelhos de radiografia digital, o qual é usado baixa radiação (aqui você encontra este aparelho). Tecnologias avançadas atuais deixaram os aparelhos de raios-X mais seguros que antes.

Radiografias

Não desmarque seu checkup dental somente porque você está grávida. Agora, melhor que qualquer outro momento, exames periodontais (de sua gengiva) são importantes, gravidez causa alterações hormonais que aumentam o risco de doenças periodontais e uma tendência à gengiva sangrar com facilidade, que chamamos de gengivite gravídica. Preste atenção na sua condição gengival e caso ocorra sangramento, comunique seu dentista ou periodontista.

Checkups

Endereço:

 

Rua Dr Arthur Cândido de Almeida, 60

Nova Mogi - Mogi Mirim - SP

 

 

Fone: (19) 3805-2279

           (19) 9 8819-9559

 

Entre em contato conosco:

Visite e curta nossa página:

  • Facebook Limpa Cinzento

© 2015 - Desenvolvido por: New Design