HALITOSE  Causas, Tratamentos e Consequências

O mau hálito ou halitose não é uma doença e sim, um sinal ou sintoma de que algo no organismo está em desarmonia, que deve ser identificado e controlado. O nome Halitose ou mau Hálito, deriva do latim Halitus que significa ar expirado.

Onde é originado e principais causas:

DE ACORDO COM OS ESTUDOS MAIS RECENTES, AS ORIGENS DO MAU HÁLITO PODEM SER:

• ORIGEM BUCAL (de 90 a 95% dos casos)*

• ORIGEM EXTRA-BUCAL (de 5 a 10% dos casos)*

Observação: Como causas de origem extra-bucal, consideramos as causas de origem nas vias aéreas superiores e as de origem metabólica ou sistêmica, vindas de dentro do organismo.

As causas da halitose conhecidas são mais de 60 e as causas bucais correspondem, como visto acima, a mais de 90% dos casos. Dentre as causas mais importantes e comuns originadas na cavidade bucal, temos a saburra lingual e as doenças da gengiva (gengivite e periodontite).

Nas causas do mau hálito originado nas vias aéreas superiores, os principais responsáveis são os cáseos amigdalianos, e de origem sistêmica ou metabólica, temos o jejum prolongado, a ingestão de alimentos odoríferos (capazes de alterar o hálito), o diabetes não compensado, a hipoglicemia e as alterações hepáticas, renais e intestinais como causas principais, mas que como vimos acima, correspondem somente a uma porcentagem muito pequena dos casos.

O MAU HÁLITO NÃO VEM DO ESTÔMAGO, exceto em raros casos de Diverticulose esofágica (especialmente o divertículo de Zencker - que é uma causa originada na transição entre o esôfago e a faringe) ou ainda devido a arrotos ou refluxo gastro-esofágico, porém nestes casos a alteração do hálito é somente naquele momento e seu odor não é o característico cheiro de enxofre presente na halitose crônica e sim um odor caracteristicamente ácido.

As doenças da gengiva bem como várias outras causas de alteração do hálito de origem bucal (dentes semi-inclusos, excessos de tecido gengival, feridas cirúrgicas, cáries abertas e extensas, próteses mal adaptadas, abscessos, estomatites, miíase, cistos dentígeros e câncer bucal) podem ser facilmente identificadas e tratadas (ou encaminhadas para tratamento) por um Cirurgião Dentista experiente.

SABURRA LINGUAL

A saburra lingual, é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior (fundo) da língua, que se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva ou de uma descamação epitelial (pelinhas que descamam da mucosa, línguas e bochechas) acima dos limites normais ou ainda, em ambas as situações.

Os cáseos amigdalianos são como ”queijinhos” que se formam em pequenas cavidades existentes nas amígdalas (criptas amigdalianas). A composição do cáseos amigdalianos é similar à da saburra lingual, , ou seja, descamação epitelial e/ou redução do fluxo salivar. Ele pode ser expelido durante a fala, tosse ou espirros. Ele é uma massa viscosa e seu nome deriva do latim “caseum”, que significa queijo, com um odor extremamente desagradável.

Existem várias causas para o aumento da descamação de células, entre elas está o ressecamento provocado pela respiração bucal ou ronco, ingestão freqüente de bebidas alcoólicas ou ainda, do uso de enxaguatório com álcool, uso de aparelho ortodôntico e hábito de mordiscamento dos lábios e bochechas ou dedos, entre outras causas.

Os cáseos e saburra são formados por restos protéicos, alimentares e salivares, células que se descamam da mucosa bucal e bactérias. Estas bactérias se alimentam das proteínas presentes nestes restos protéicos e células descamadas. Nesse processo de degradação destas células e dos restos protéicos ocorre a liberação de enxofre, em forma de compostos sulfurados voláteis - CSVs – principais gases responsáveis pelo mau hálito, que causam a alteração no odor do hálito.

Fonte do texto: www.mauhalito.com.br

CÁSEOS AMIGDALIANOS

HALIMETER

Este aparelho mede a concentração dos gases responsáveis pelo mau hálito, chamados compostos sulfurados voláteis, em partes por bilhão. Estes gases são predominantemente produzidos na boca, especialmente pela saburra lingual, principal causa da halitose, e pelos cáseos amigdalianos, entre outras causas.

No tratamento da halitose, o ideal é que sejam utilizados aparelhos que medem estes gases como o Halímetro mencionado ou ainda o Oral Chroma. Entretanto, é possível realizar o tratamento do mau hálito sem estes aparelhos, desde que por um profissional capacitado e experiente.

TRATAMENTO

O tratamento da Halitose envolve avaliar o paciente como um todo e não simplesmente dizer para um paciente se ele tem ou não halitose. Muitos ligam dizendo que querem fazer o exame da halitose e acha que existe uma "receita de bolo" básica.

Para o diagnóstico da Halitose é realizada uma analise completa, exames clínicos intra e extra bucais, testes salivares, halimeter, avaliação sobre alterações comportamentais que possam estar ocorrendo. No tratamento, abordamos várias etapas do dia a dia, mudanças de hábitos, etc.

Muitos pacientes apresentam alterações comportamentais devido a Halitose, e esse tem sido o desafio da clínica, pois o importante é deixar o paciente seguro sobre seu hálito e feliz com o tratamento.

Reunindo todos estes dados chega-se a um diagnóstico da(s) causa(s) do mau hálito, e é estabelecido um plano de tratamento. Através deste, o paciente será informado de todas as informações pertinentes ao diagnóstico e tratamento de seu problema, o que terá de ser feito para resolvê-lo, o custo total do tratamento e quantas sessões serão necessárias para o seu caso.

Como o tratamento funciona melhor:

Somos profissionais capacitados que podem solucionar esse problema, entretanto, o paciente tem papel fundamental na manutenção dos resultados.