Câncer

01/04/2016

Câncer: Previna com antecedência possíveis infecções e mucosites.

A incidência dos mais diversos tipos de câncer tem aumentando assustadoramente nos últimos anos no Brasil e no mundo. Isso certamente se deve a piora significativa na qualidade de vida das pessoas, no que diz respeito a estresse, alimentação, fumo, álcool e etc.

Felizmente, porém muitos tipos de câncer outrora incuráveis hoje são tratáveis através de cirurgia, radio e/ou quimioterapia. Ocorre que a radioterapia na região de cabeça e pescoço e a quimioterapia produzem inúmeros efeitos colaterais como inapetência, alopécia (queda de cabelo), fraqueza, mucosite e hipossalivação.

A mucosite consiste na presença de inflamação generalizada nas mucosas da boca (comparáveis à presença de dezenas de aftas) que muitas vezes impedem os pacientes de se alimentar e até mesmo de ingerir líquidos, o que culmina com a interrupção do tratamento quimioterápico.

Além disso cada lesão na boca é uma porta aberta para a entrada de micro organismos num paciente que possui seu sistema imunológico debilitado.

Prevenção

O papel do cirurgião dentista habilitado em laser e em odontologia hospitalar, é orientar os pacientes pré tratamento oncológico sobre os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia refletidos na boca, e como estes podem ser contornados e amenizados de uma forma indolor, além disto, o profissional pode detectar e tratar focos de infecção ativos ou que potencialmente possam complicar o tratamento do câncer.